quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Frango assado no forno

O mês de Janeiro é sempre aquele mês chato, que vem a seguir ao Natal, que normalmente foi precedido por umas férias, e que parece que não tem fim.
Confesso que me parece que foi há uma eternidade que tive uns diazinhos de férias, e o que é certo é que foi há precisamente 1 mês que as minhas férias começaram.
Cá em casa continuo fiel aos meus menus. Atualmente tenho 5 menus afixados na porta do meu frigorífico, com as respetivas listas de compras. Isto na hora de preparar a lista de compras da semana dá um jeitão. Estes menus estão em modo rotativo já há uns bons meses, e confesso que já estou a pensar fazer umas pequenas mudanças e introduzir novas receitas que se têm feito cá por casa.
É o caso deste franguinho no forno. Delicioso, mas para fazer só em dias em que há tempo para cozinhar...


Ingredientes:
1 frango
1 limão
1 raminho de alecrim
1 raminho de tomilho
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de paprika
1 pitada de piripiri em pó
100 ml de vinho branco
1 caldo de legumes
1 cabeça de alhos
1 cebola
Azeite q.b.
Sal e pimenta preta q.b.

Modo de preparação:
Coloque dentro da cavidade do frango o limão cortado em 4 pedaços, 2 hastes de alecrim e tomilho.
Numa taça misture a manteiga com o sal, pimenta, paprika, piripiri, 1 haste de alecrim e tomilho picados e o caldo de legumes partido aos bocadinhos. Amoleça no micro-ondas.
Num pirex coloque o frango, a cebola em meias luas e a cabeça de alho cortada ao meio.
Regue o frango com o vinho branco e com a mistura preparada anteriormente, e por fim com um fio de azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 1h. Aumente a temperatura para 200º e deixe assar mais 30 a 40 minutos, regando duas a três vezes o frango com o molho.


Receita adaptada daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...