sábado, 5 de outubro de 2013

Como organizar festa de aniversário infantil

Faltam precisamente 2 semanas para o 5º aniversário da B. Este ano, pela primeira vez terá uma festa com os amigos. Nos anos anteriores, por ainda ser pequenina optámos por fazer só um jantar em família, até porque até agora sempre comemorou o aniversário durante a semana, o que torna a logística um bocadinho mais complicada.
Depois de fazer uma pesquisa intensiva à procura de espaços para festas de aniversário, e sem encontrar um que me enchesse a medida no que toca a preços e em que pudesse ser eu a confeccionar e decorar o espaço, optámos por fazer a festa em casa. Moramos num apartamento, mas temos um jardim enorme em frente à nossa casa, daí a decisão. Não gastamos dinheiro a alugar um espaço, não temos o problema de ter que transportar toda a comida, e além disso posso tratar das decorações com calma no decorrer da semana.
Desde que voltámos de férias (fim de Agosto) que tenho tudo (ou quase tudo) idealizado.
Este tema tem-me consumido bastante tempo, desde a pesquisa de imagens inspiradoras, até à decisão final de cada pormenor. Quero ser eu a fazer tudo, e quando digo eu não quer dizer que seja só eu, seremos nós enquanto família.
Ainda faltam duas longas semanas, ainda tenho muitas coisas concluir, mas está tudo muito bem encaminhado.


O tema
No nosso caso a escolha do tema não foi difícil - princesas!

O local
A escolha do local é muito importante, não só pela logística que tudo isso pode ter, como os custos.
Depois de fazer uma pesquisa de vários espaços decidimos fazer a festa em nossa casa. Apesar de por um lado ser mais trabalhoso, por outro acabamos por estar mais à vontade e pomos fazer tudo ao nosso ritmo e vontade. Moramos num apartamento, mas temos um jardim enorme em frente à nossa casa, daí a escolha.

A lista de convidados
Decidimos não lhe impor um número máximo de convidados. Ela decidiu não convidar todos os amigos da sala, só os mais chegados, que são 15! E como vamos fazer a festa em casa decidimos também convidar os miúdos do prédio, pois têm todos idades muito próximas, são mais 5 crianças.
20 crianças no total.
Se me perguntarem se são muitas crianças, eu respondo que sim! Se me perguntarem se estou com medo da confusão que se pode gerar, eu também respondo que sim. Mas não consegui dizer-lhe que não podia convidar os amigos que queria. Só para terem noção, a minha filha já convidou toda a gente para a festa de anos dela com pelo menos 3 meses de antecedência. E a alegria estampada na carinha dela cada vez que fala na festa.

Os convites
Foram feitos por mim, e não foi muito difícil pôr em prática aquilo que tinha idealizado.
O que realmente dá mais trabalho, é todo o tipo de recortes que tem que ser feito para no final termos o nosso convite terminado.
Informações que não deverão faltar nos convites:
1 - nome e idade do aniversariante
2 - a data
3 - a localização, com um mapa é mais fácil perceber
4 - a hora de início da festa
5 - números de telefone e e-mail 
6 - data até à qual devem confirmar a presença
7 - caso seja necessário levar algum tipo de acessório, por exemplo, fato de banho no caso da festa ser na piscina, meias no caso de haver insufláveis.

A decoração
Este ponto é muito importante, mas apesar disso não é necessário gastar muito dinheiro. Bastam uns balões, umas bandeirinhas ou uns pompons e o espaço escolhido ganhará logo um ar de festa.
Poderá optar por comprar estas decorações ou fazê-las. Hoje em dia com a ajuda da internet podemos descobrir ideias fantásticas e muito simples de pôr em prática.

Acessórios para a brincadeira
Na festa da B. o tema serão as princesas. As coroas de princesa serão o "carimbo" desta festa. Como tal, resolvi fazer uma coroa e uma varinha para cada menina. Acho que elas vão adorar e vai dar um toque especial à festa.
Apesar de ter tido muito trabalho a fazer tudo (muitas horas a cortar e colar coroas e varinhas) acho que valeu a pena.
Para os meninos, que serão em muito menor número, fiz também uma coroa e ainda estou a pensar comprar balões de modelar para fazer espadas (no youtube ensinam a fazê-las).

As brincadeiras
Como a festa é em Outubro podemos já não ter o tempo e temperatura que desejávamos. Contudo, nos últimos anos ainda temos tido algum calor.
Este ano parece que não será excepção, por isso temos o jardim para organizar actividades.
A ideia é alugarmos um insuflável, pare eles se divertirem à vontade.
No entanto há outras actividades que se podem organizar:
1 - caça ao tesouro
2 - pinhata
3 - bowling com latas
4 - jogo do mata
5 - jogo "a mamã dá licença"
6 - jogo "o macaquinho do chinês"
7 - jogo das cadeiras
8 - balões e risos
9 - cabra cega
10 - estafeta dos ovos cozidos
Coloque uma mesa com actividades, para as crianças à medida que vão chegando se vão mantendo entretidas até estarem todos presentes.
Se uma brincadeira não funcionar, não insista, passe para outra.
Se houver muita agitação opte por fazer uma actividade mais calma, como ver um filme ou ler uma história.
Não se esqueça de contabilizar o tempo para o lanche, os parabéns e abrir os presentes.

O menu
A escolha do menu não foi difícil, é uma festa para crianças, portanto tem que ser pensado no que elas gostariam de ter na mesa.

Salgados:
Sandes de queijo e fiambre
Salsichas com ketchup
Batatas fritas
Nuggets de frango

Doces:
Pipocas
Gelatina de morango
Mousse de chocolate
Bolo de aniversário - bolo de iogurte com recheio de creme de pasteleiro

Bebidas:
Águas
Leite com chocolate
Ice tea

Como a festa com os amigos decorrerá durante a tarde, provavelmente à noite ainda faremos o típico jantar com a família mais chegada.

2º bolo de aniversário - delícia de chocolate


O bolo
Os bolos ficam sempre à minha responsabilidade. Desde o primeiro aniversário da B. que me tenho aventurado com a decoração de bolos em pasta de açúcar. E este ano acho que vai ser mesmo "a" aventura. O objectivo é fazer um bolo castelo, com dois andares e cinco torres.

O grande dia
Se tiver amiguinhos da escola cujos pais não conhece bem, o melhor é, quando eles chegarem, anotarem os seus números de telemóvel. Nunca se sabe se não poderão vir a ser necessários.

Fotografias
Tire uma fotografia do aniversariante com cada convidado, e se não for possível no próprio dia, posteriormente ofereça-a ao convidado. É um pequeno miminho e uma recordação.

A despedida
No final da festa, quando começarem a chegar os pais, despeça-se de cada convidado com o aniversariante, para que este possa agradecer pessoalmente aos amigos.
Se optar por dar uma lembrança aos convidados, uns docinhos ou bolachas poderão ser uma boa opção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...